Pages

terça-feira, 29 de junho de 2010

Simplifica o raciocínio, criança

Se eu mencionar o estopim dessa súbita vontade de voltar a escrever... meu plano de Ensino do segundo trimestre, parece piada, daquelas bem ruins que só eu sei fazer. Estava lendo os objetivos da disciplina de Arte e me senti compelida como um lemingue procurando por comida.
Não, eles não cometem suicídio em massa.


Ointhibuthicutinhiooouummmm (Fofice Press 2010)

Então lá está escrito “Conhecer e reconhecer a Arte como manifestação brasileira” meu primeiro pensamento foi “WTF?”, eu já havia lido isso outras vezes mas agora a ficha caiu (de novo), tem acontecido uma série de cousas que me fazem refletir sobre essa necessidade doentia e sacal de autenticação da cultura e arte brasileira como sendo Arte de verdade.

Zorras, mas se arte e cultura podem ser consideradas como toda produção estética organizada que reflita o panorama social e cultural de um país (não comecemos a falar de carnaval, ok?) então nós temos Arte brasileira sim, ué, mesmo que isso acabe se restringindo às bandeirinhas do Volpi (que não era bem brasileiro) ou à Tarsila (que teve professores franceses) ou ao Portinari (que era filho de italianos) e sabemos que não se restringe.

Por outro lado, se o que eles querem dizer é que eu devo passar aos meus minions a ideia de que a Arte também é uma forma de manifestação cultural brasileira, esse negócio foi muito mal escrito. Parece vir daquela mania que o pessoal de humanas tem de florear tanto o discurso que a ideia mais importante acaba se perdendo e você precisa fazer aquela cara de que entendeu o que o cidadão quis dizer, como algumas obras de arte onde o artista descreve quinze laudas sobre a condição humana e a insustentável leveza do ser quando na verdade ele poderia ser supersincero e dizer “Fiz desse jeito porque fica agradável de olhar, não é bonito?”.


Kandinsky.

É, é sim, e isso basta

2 comentários:

Geroto disse...

Eu quero um monte de lemings!!! Mas essa postagem sua ficou muito boa, acho que vc tah evoluindo nos posts!

Fada Led disse...

Namorado postando não vale =P

Postar um comentário